Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Destaque do Ano na Iniciação Científica traz novidades para ganhadores de sua quarta edição
Destaque do Ano na Iniciação Científica traz novidades para ganhadores de sua quarta edição
29/06/2006 12:44:39
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fechou parceria com o British Council (BC) para patrocinar o Prêmio Destaque do Ano na iniciação Científica. O BC irá oferecer ao ganhador da área de Ciências da Vida de 2006 a oportunidade de visitar centros de excelência da área de interesse do Reino Unido e os ganhadores das outras duas áreas premiadas receberão assinatura de um ano da revista /NATURE/.

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi criado em 2003 para incentivar e reconhecer os trabalhos de destaque entre os bolsistas do CNPq. Atribuído anualmente a bolsistas de iniciação científica do CNPq e às instituições participantes do PIBIC, o prêmio é o resultado de um conjunto de ações que visam o incentivo à iniciação científica.

O prêmio é oferecido a três estudantes. O bolsista destaque da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; de Ciências da Vida; e de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os agraciados receberão a quantia, em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de IC; uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso; passagem e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2007.

Podem concorrer ao prêmio bolsistas efetivos de iniciação científica de Projeto Integrado de Pesquisa, como PIBIC e bolsistas de projetos de pesquisadores ligados diretamente ao CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa. Também poderão concorrer as instituições que participam do PIBIC e possuem bolsistas concorrendo ao prêmio. Para as instituições, existe a categoria de Mérito Institucional, onde será premiada a instituição com o maior número de egressos na pós-graduação.

Outra parceria também consolidada esse ano aconteceu entre o CNPq, a Eletrobrás - Procel, na qualidade de patrocinador. Essa parceria veio para proporcionar maior visibilidade ao prêmio no meio acadêmico e junto aos estudantes universitários brasileiros.

As inscrições para 2006 poderão ser feitas, individualmente pelo bolsista, até o dia 21 de agosto nas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão similar de sua instituição. A ficha de inscrição pode ser retirada pelo endereço www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/destaque_ic .

As instituições deverão encaminhar ao CNPq, até 12 de setembro de 2006, os três melhores relatórios dos bolsistas de IC, um para cada grande área do conhecimento. Os resultados serão divulgados até o dia 29 de setembro de 2006. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante as comemorações da /Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/, de *16 a 23 de outubro de 2006*

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada